Espero que gostem!!!
Os jesuítas chegam ao Brasil com a missão de através da educação, combater o avanço da Reforma Protestante. A educação jesuítica dava-se em escolas elementares, base de todo o sistema educacional de ensino, e eram nelas que os filhos de índios aprendiam a ler, escrever, contar e falar português, bem como os filhos de colonos em suas primeiras instruções.
Em 1759, o então, Marquês de Pombal expulsa os jesuítas do reino e dos seus domínios e instala uma série de medidas que modificariam o cenário educacional brasileiro.
Assim, terminou, no período colonial, com a expulsão da Companhia, a obra desses missionários que, em mais de dois séculos, educaram a mocidade brasileira e tão eficazmente auxiliaram os portugueses a colonizar o Brasil (...) (AZEVEDO, 1963, p.538).
A educação que era dada quase exclusivamente em escolas confessionais, - os colégios de padres, passou a ser ministrada nas aulas e escolas régias por mestres nomeados, de acordo com os bispos, e pelos padres-mestres e capelães de engenho, “que se tornaram, depois da saída dos jesuítas, os principais responsáveis pela educação dos meninos brasileiros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário