segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A educação Jesuítica no Brasil Colônia

Olá pessoal aqui segue um trecho sobre um pouquinho da Educação Jesuítica no Brasil Colônia...
Espero que gostem!!!

    Os jesuítas chegam ao Brasil com a missão de através da educação, combater o avanço da Reforma Protestante. A educação jesuítica dava-se em escolas elementares, base de todo o sistema educacional de ensino, e eram nelas que os filhos de índios aprendiam a ler, escrever, contar e falar português, bem como os filhos de colonos em suas primeiras instruções.
    Em 1759, o então, Marquês de Pombal expulsa os jesuítas do reino e dos seus domínios e instala uma série de medidas que modificariam o cenário educacional brasileiro.
    Assim, terminou, no período colonial, com a expulsão da Companhia, a obra desses missionários que, em mais de dois séculos, educaram a mocidade brasileira e tão eficazmente auxiliaram os portugueses a colonizar o Brasil (...) (AZEVEDO, 1963, p.538).
    A educação que era dada quase exclusivamente em escolas confessionais, - os colégios de padres, passou a ser ministrada nas aulas e escolas régias por mestres nomeados, de acordo com os bispos, e pelos padres-mestres e capelães de engenho, “que se tornaram, depois da saída dos jesuítas, os principais responsáveis pela educação dos meninos brasileiros”.
 


 
Clique aqui para entender um pouco melhor sobre "A educação Jesuítica no Brasil Colônia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário